quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Designer cria invenção que reusa até 90% da água do banho


Mundo

  
 Sistema Gris usa reservatórios interligados para captar água do banho para reuso








#COMENTÁRIO



Sem parar para pensar se esta notícia é um spam ou uma propaganda barata, a ideia é muito boa. Em tempos difíceis, de compensação ao desperdício, principalmente se tratando de água, a utilização de um equipamento dessa monta ou próximo a isso, é uma saída muito boa. Nós estamos buscando a cada dia que passa uma solução para uma situação que nós mesmos criamos há muitos anos. Como sair disso? Nunca nos atentamos para isso e agora estamos começando sentir na pele os efeitos dessa referência exiguidade.

Mesmo considerando que o nosso uso pessoal representa muito pouco em relação ao consumo industrial de água, carece de mais cuidados por nossa parte o tratamento de como a utilizamos, concomitantemente, nós enquanto empresários deveríamos também admitir a ideia de uma aceitação do aprimoramento do reuso das águas em nossas empresas. Deixarmos de lado aquela mania de vantagem do brasileiro, em nossa empresa não fazermos vistas grossas as solicitações das entidades de meio ambiente, reduzir um pouco nossos ganhos por um período e instalarmos equipamentos e sistemas de reuso em nossa empresa. É muito mais fácil regularizarmos essas falhas do que torcer ou pagar para que não sejamos notificados por não o fazermos. O universo vai agradecer com certeza.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC Brasil

Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

#CONVITEAPROSA
Você usaria um equipamento desse em sua casa?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).


Plataforma é antiderrapante para evitar acidentes durante o banho 

Módulos são inclinados para o centro, onde a água é captada



Uma vez cheios, reservatórios podem ser desconectados

Invenção permite armazenar até 40 litros por vez 

 Sistema pode ser montado facilmente pelo usuário


 Alberto Vasquez ganhou dois prêmios internacionais de design com seu invento






Rafael Barifouse - BBC Brasil em São Paulo

Em meio à crise hídrica, uma das principais recomendações é reusar água para reduzir o consumo diário.
Mas fazer isso não é exatamente fácil ou prático, ao menos quando se fala de um dos hábitos diários que mais demandam água: o banho.
Hoje, é preciso recorrer a bacias ou baldes para evitar que um grande volume vá pelo ralo - e, ainda assim, grande parte desta água se perde.
Mas o designer húngaro Alberto Vasquez criou uma técnica simples, que permite que até 90% da água do banho seja reaproveitada.
"O Gris é resultado de um trabalho de dois anos que fiz durante minha faculdade", diz Vasquez à BBC Brasil.
"É uma ideia simples, mas que exigiu uma pesquisa complexa."

Reservatórios interligados
O Gris é composto por uma plataforma antiderrapante formada por quatro reservatórios interligados que se inclinam ligeiramente para o centro, onde entradas permitem que a água se acumule em seu interior.
Cada reservatório comporta até dez litros, o mesmo que um balde comum. Quando estão cheios, a pessoa pode desconectá-los e usar a água armazenada para outros fins, como dar descarga ou fazer a limpeza da casa.
Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, um banho de ducha de cinco minutos – a duração recomendada para não deperdiçar água – gasta 45 litros.
Assim, o uso do sistema Gris permitiria reutilizar quase toda a água usada no banho.

Prêmios
Vasquez inspirou-se na falta de água constante enfrentada por comunidades da Colômbia, onde nasceu sua mãe e onde o designer passou parte da infância.
Desde que apresentou o Gris no ano passado, o designer já ganhou dois dos prêmios internacionais, o iF Design Award e o A'Design Award, além de ter sido premiado pelo governo húngaro.
"Recebo de 40 a 50 emails por dias de pessoas que querem compra-lo porque enfrentam problemas de água em seus países", afirma Vasquez.
Mas, por enquanto, o designer tem apenas um protótipo. Ele espera comercializá-lo por um preço entre US$ 20 e US$ 40. "Estou em busca de parceiros para produzi-lo em grande escala e, assim, poder começar a vendê-lo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?