sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Relógio do Juízo Final avança e fica a 3 min da meia-noite


Futuro

 O Relógio do Juízo Final está a apenas três minutos da meia-noite catastrófica
Foto: Twitter


#COMENTÁRIO

Quando eu li este cabeçalho também achei engraçado e ri. Mas depois lendo a reportagem, comecei a tomar gosto pela ideia, o Relógio do Juízo Final uma ideia muito boa que serve como alerta para as coisas que estamos fazendo para o meio ambiente, não temos noção do tamanho do estrago que nós estamos criando ao mundo.
Esse relógio não tem uma marcação continua de tempo, seus ponteiros são ajustados no instante em que se mede a possibilidade de sobrevida da Terra, no instante que medimos o quanto estamos agredindo a Terra, isso inclui guerras, poluição, uso de químicos na natureza e a destruição da estrutura apropriada do solo. A somatória de tudo isso dá o quanto nós estamos mexendo na estabilidade do ecossistema, isso mostra o que falta para gente acabar de destruí-la. Exatamente isso que o ponteiro do relógio marca, por isso a ideia é boa. Somando coisas, não somando agressões que fizemos anteriormente, mas sim o que está ocorrendo neste exato instante. Vale a pena ver a reportagem abaixo...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Terra

Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

"Cratera do fim do mundo" alerta para efeitos da mudança climática
Asteroides ignorados podem causar fim do mundo, diz petição
Partícula elementar pode causar o fim do mundo, diz Hawking
Confira diferentes datas e teorias para o fim do mundo
'Luas de sangue' podem ser presságio do fim do mundo?
Um ano após "fim do mundo" maia, curandeiro volta a ...
Seita na Malásia armazenou arsenal para o fim do mundo maia
Profeta do "fim do mundo": catástrofe deverá ocorrer até...


#CONVITEAPROSA
Você já parou para pensar o quanto você está agredindo a natureza no seu dia a dia?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).




 

Quanto mais próximo das 24:00 está seu ponteiro, mais o apocalipse se aproxima da civilização, segundo cientistas
22 JAN2015

O ponteiro do Relógio do Juízo Final, também conhecido como Pêndulo do Apocalipse, que simboliza a iminência de um cataclismo planetário, foi adiantado em dois minutos e agora está a apenas três minutos da meia-noite catastrófica, disseram cientistas internacionais nesta quinta-feira.
O Boletim dos Cientistas Atômicos, uma associação que conta com 18 prêmios Nobel entre seus membros, considera "muito alta a possibilidade de que ocorra uma catástrofe planetária se não forem tomadas medidas rapidamente" contra o aquecimento global e a corrida armamentista nuclear, que ameaçam a civilização.
O célebre relógio ('The Doomsday Clock', em inglês) foi criado em 1947 por esta associação para simbolizar a iminência de um cataclismo nuclear. O pêndulo mudou 18 vezes desde então, registrando variações extremas como quando marcou dois minutos para a meia-noite em 1953 e 17 minutos para a meia-noite em 1991.
A última vez que a agulha andou foi em 10 de janeiro de 2012, quando o relógio avançou dois minutos e se posicionou às 23h55.
Quanto mais próximo da meia-noite está seu ponteiro, mais o apocalipse se aproxima da civilização, segundo uma metáfora utilizada pelos cientistas do boletim, que anualmente analisam as ameaças planetárias.
A última vez que ficou a apenas três minutos da meia-noite foi em 1983. Aquele foi o ano mais gelado da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética.
"Hoje em dia, o aquecimento global descontrolado e a corrida armamentista nuclear, como resultado da modernização de enormes arsenais, são ameaças extraordinárias e inegáveis para a sobrevivência da humanidade", avaliou Kennette Benedict.
"E os líderes mundiais não agiram com a rapidez nem a abertura necessária para proteger os cidadãos de uma potencial catástrofe", acrescentou, ao justificar a decisão, de aproximar o ponteiro do relógio da temida meia-noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?