domingo, 11 de janeiro de 2015

Pernilongos atacam pessoas pelo cheiro, diz cientista


Cotidiano
   


 #COMENTÁRIO

Frases:
- Sábia era minha avó que há muito tempo já me dizia: “Vai tomar banho moleque... você já está fedendo e vai começar a juntar mosquitos...”
- Só não mato você porque agora é meu irmão de sangue!
- Noé tinha que ser tão obediente? Não podia ter esquecido do casal de pernilongos?
Brincadeiras à parte, mas tudo o que avançamos em termos de sanitarismo parece estarmos andando a ré... Parece que todas as pragas e doenças transmitidas, em extinção ou já extintas estão lentamente retornando ao nosso convívio.
Devagar vamos vendo o serviço de médicos e cientistas sanitaristas ao longo dos anos serem diluídos e eliminados por uma população que está relaxando com metodologias de nossos avós para inibição dessas pragas que nos trazem somente doenças.
Conhecimentos transmitidos de pais para filhos, hoje são ignorados. O desconhecimento e o não comprometimento da sociedade com procedimentos básicos de sanitarismo, que acha por bem deixar sob a responsabilidade de entidades governamentais também não muito preocupadas em se precaver, a anteceder aos acontecimentos, atiram sobre nossas cabeças as mazelas do descaso geral.
À medida que a população cresce, os problemas se avolumam e tomam um corpo tão grande que abrange omissos e lutadores na guerra da falta de educação sanitária...
E vamos nós brigando com pernilongos, dengue, chikungunya, leptospirose, chagas, tifo e uma infinidade mais de doenças e transmissores... Nesse País que cresce à ré.
Arre... vamos continuar reclamando, reclamando... Não é assim?

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Que você acha de nos conscientizarmos que limpeza e vigilância só nos fazem bem?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



GABRIEL ALVES - DE SÃO PAULO - 11/01/2015 

Eles não são vampiros, mas vêm de noite em busca de sangue. Conhecidos como pernilongos, mosquitos do gênero Culex - que atacam principalmente no verão - escolhem suas vítimas pelo cheiro.
Só as fêmeas picam. Quem tem um metabolismo mais acelerado está mais sujeito às picadas. Isso porque as pernilongas rastreiam no ar o CO2 e o ácido lático - substâncias geralmente produzidas em maior quantidade por essas pessoas ou após grande esforço físico.
Os mosquitos têm proteínas em suas antenas que funcionam como receptores de "cheiro", explica Paulo Ribolla, biólogo e professor do Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp. Além disso, a atração que os pernilongos têm por alguma pessoa em especial pode estar relacionada à flora de bactérias e fungos presentes na pele.
Pior do que a picada do pernilongo é o ardor e a coceira no local. Essas sensações decorrem da reação alérgica que o organismo produz às substâncias presentes na saliva do bicho. Como em todos os casos de resposta alérgica, algumas pessoas são mais sensíveis do que as outras.
Ou seja, além de existirem pessoas que atraem menos os pernilongos, há gente que é mordida, mas nem nota.
Não há muito como mudar, via alimentação, a atratividade que se exerce aos pernilongos. Um mito popular aponta que comer alho poderia ajudar, pelo cheiro exalado, a espantar os mosquitos (e talvez também outras pessoas).
Segundo a pesquisadora Maria Anice Sallum, bióloga e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, a quantidade de alho ingerida para que criar esse efeito teria de ser gigantesca.
Segundo Sallum, o mesmo vale para frutas e doces - que poderiam atrair os bichos. A ingestão não altera o comportamento deles.
A espécie mais comum de pernilongos, Culex quinquefasciatus, está presente em todo o mundo, especialmente na região tropical. Em uma cidade como São Paulo, consegue viver e se reproduzir o ano todo, mas, com o calor e a umidade mais alta no verão, a população aumenta muito.
As fêmeas, para gerar ovos saudáveis, precisam de sangue. Elas não são muito exigentes - pode ser sangue de aves ou de vacas. Mas, na cidade, o que mais tem é gente.
Para reduzir a quantidade de pernilongos em São Paulo, um caminho seria a despoluição do rio Pinheiros e a eliminação de outros focos de água parada com material orgânico. Sem isso, restam as telas, mosquiteiros, inseticidas e repelentes -os modelos que são ligados na tomada são eficientes.
Uma alternativa "mais natural" para lidar com os mosquitos é o uso da citronela -uma planta aromática- e dos incensos e óleos feitos à base de extratos vegetais. Leandra Metsavaht, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, porém, alerta que o contato direto desses compostos com a pele pode provocar alergias ainda mais graves que aquela da picada.
A dermatologista diz que o ideal é usar os repelentes comerciais, que já tiveram a segurança atestada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?